quinta-feira, 4 de abril de 2013

Planos de saúde deverão ter ouvidoria Estruturas de atendimento ao público deverão contar com um ouvidor titular e um substituto que atuem exclusivamente nesta função


As operadoras de planos de saúde serão obrigadas a criar ouvidorias para atender aos seus usuários. A nova norma da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) será publicada hoje no “Diário Oficial 

As estruturas de atendimento ao público deverão contar com um ouvidor titular e um substituto que atuem exclusivamente nesta função. As ouvidorias também terão de ter canais de contatos específicos, protocolos de atendimento e equipes capazes de responder as solicitações dos usuários em no máximo sete dias úteis.

“Isso vai reduzir ainda mais a necessidade de o usuário ter que entrar com processos contra as operadoras”, avaliou ontem o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

As operadoras que possuem mais de 100 mil clientes terão 180 dias para instalar as estruturas. Já as empresas com carteira de usuários inferior a 100 mil beneficiários terão até um ano para se adequar à nova regra.

A norma, no entanto, isenta as operadoras com até 20 mil usuários e as que atendem exclusivamente planos odontológicos de criarem as ouvidorias. Essas empresas terão a possibilidade de designar um representante institucional junto à ANS.

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