segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dilma reafirma importäncia do investimento em educação durante entrega de ônibus escolare


Dilma Rousseff durante cerimônia de entrega de 300 ônibus escolares a 78 municípios do Mato Grosso do Sul. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Durante a entrega de 300 ônibus escolares a 78 municípios de Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (29), a presidenta Dilma Rousseff falou da importância da valorização da educação e citou programas do governo federal como a ampliação do número de creches, o pacto pela alfabetização na idade certa, o ensino integral e a ampliação do acesso aos cursos técnicos e universitários. Dilma ainda reafirmou a intenção do governo de destinar os recursos dos royalties do pré-sal para educação e disse que uma nova proposta sobre o tema deve ser enviada ao Congresso Nacional.
“Tenho uma coisa que é crucial para dar o salto que necessitamos e nos tornar num país de classe média e numa nação desenvolvida. Essa coisa chama-se educação. Esse é um desafio que não pode ser só do governo. É um desafio que é da família. É importante que a sociedade perceba o relevante papel da educação para melhorar as coisas. (…) Temos que transformar a educação em um valor em si. (…) Essa é uma riqueza decisiva para o país. Cada um carrega ela e ninguém pode roubar”, afirmou Dilma.
Segundo a presidenta, 69 mil alunos no estado precisam do transporte oferecido pelas prefeituras para comparecer às aulas, e já foram entregues 558 ônibus aos 79 municípios do Mato Grosso do Sul. Dilma também revelou que existem 6,5 mil vagas em universidades federais, e que 20 mil alunos estudam em faculdades particulares por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), e outros 13 mil têm bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Investimentos
Dilma também anunciou iniciativas para melhorar a infraestrutura do estado, com a incorporação de estradas estaduais, e para ampliar, modernizar e duplicar 1,4 mil KM de rodovias federais. Ela também falou do acesso ao porto de Paranaguá, no Paraná, por meio de hidrovias, e do investimento de R$ 201 milhões para construção, adequação e ampliação de oito aeroportos regionais, que serão localizados em cidades como Bonito, Coxim, Corumbá, Naviraí e Três Lagos. Para a presidenta, essas medidas vão trazer um transporte multimodal de menor custo relativo. Fonte :Blog do Planalto
Confira a íntegra