sexta-feira, 19 de abril de 2013

Abertas inscrições para curso sobre prevenção ao uso de drogas


O objetivo é capacitar conselheiros municipais e líderes comunitários para atuarem na prevenção do uso de drogas
Estão abertas as inscrições para a quinta edição do curso de prevenção do uso de drogas, que vai capacitar 40 mil conselheiros e lideranças comunitárias em todo o Brasil. A capacitação faz parte do programa Crack, é Possível Vencer e é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).
O objetivo é capacitar conselheiros municipais e líderes comunitários para atuarem na prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas, com foco na defesa e promoção dos Direitos Humanos e na articulação e fortalecimento das redes locais.
Para a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, o curso permitirá o fortalecimento da atuação dos conselhos e outras lideranças na comunidade. “Os conselhos são instâncias legítimas de participação e controle social e têm papel fundamental na implementação de todas as políticas públicas sobre drogas”.
O curso gratuito será realizado a distância e executado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As aulas iniciam em março, com duração de três meses. Tutores especializados vão acompanhar os alunos, que receberão o material didático em casa.
O programa Crack, é Possível Vencer prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, justiça, segurança pública, conselheiros, lideranças comunitárias e religiosas, além da capacitação de profissionais e voluntários que atuam em comunidades terapêuticas.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de fevereiro pelo site
Crack, é possível vencer
Programa Crack, é possível vencer investe na capacitação de professores, agentes de saúde, assistência social e segurança pública. Até agora, 174 mil profissionais, de 13 estados, já foram capacitados pela ação.
Saiba mais sobre o programa aqui
Fonte: