domingo, 26 de maio de 2013

quinta-feira, 23 de maio de 2013 - 17h23 Atualizado em quinta-feira, 23 de maio de 2013 - 17h25 Fotos permitem modelo 3D da Nebulosa do Anel As imagens mostram uma estrutura mais complexa do que os astrônomos esperavam



Nova fotos enviada por vários telescópios, dentre eles o Hubble, da Nasa, permitiram construir o modelo 3D mais preciso da  Nebulosa do Anel.

"Com detalhes do Hubble, vemos uma forma completamente diferente do que o que foi pensado historicamente para esta nebulosa clássica", disse C. Robert O'Dell, da Universidade de Vanderbilt em Nashville, Tennessee. Ele lideram a equipe de pesquisa que utilizou as imagens dos telescópios para obter uma vista melhor da nebulosa.

As imagens mostram uma estrutura mais complexa do que os astrônomos esperavam. "A nebulosa é como um donut de geléia, pois ela está cheia de material no meio", disse O'Dell. 

A nebulosa
A Nebulosa do Anel fica cerca de dois mil anos-luz da Terra e mede cerca de um ano-luz de diâmetro. Localizado na constelação de Lyra, a nebulosa é um alvo popular para os astrônomos amadores. Ela foi a segunda nebulosa a ser descoberta pelos cientistas, em 1779.

Observações anteriores feitas por vários telescópios detectaram o material gasoso na região central do anel. Mas a nova visão sugere o anel envolve em torno de uma estrutura em forma de bola de futebol azul. Cada extremidade da estrutura se projeta para fora de lados opostos do anel. Esse crilho azul, vem do gás hélio presente na nebulosa.

Estudo do Sol
A Nebulosa do Anel continuará a se expandir por mais 10 mil anos, uma curta fase comparada à vida de uma estrela. A nebulosa vai se tornar cada vez mais fraca, até que se funde com o meio interestelar. 

Estudar o destino da Nebulosa do Anel vai fornecer informações sobre a morte do sol em mais 6 bilhões de anos. O sol é menos massivo do que estrela progenitora da Nebulosa do Anel, por isso não terá um final opulento. 

"Quando o sol se tornar uma anã branca, vai aquecer mais lentamente depois que ejeta suas camadas gasosas exteriores", disse O'Dell.