quarta-feira, 28 de maio de 2014

Consciência Ecológico Coletivo 1 "NATURALISMO"




          Temos dois conceitos do naturalismo:
          O naturalismo  é o mesmo que meio ambiente e a transformação para a Civilização.
O NATURALISMO:  Corrente filosófica que afirma a superioridade sobre a civilização , não surgiu a partir da ação humana , vegetação , Bioma ,ecossistema ,Biologia ,animais selvagens ,chuva , nuvens ,rios enfim  chamamos de meio ambiente . O homem é parte da natureza , a natureza é tudo aquilo que não surgiu da ação do homem .Mas infelizmente são aptos a destruição.   O pensamento mítico da Grécia  era assuntos que só  diziam  a respeito  à natureza  e aos fenômenos  físicos .De acordo com Rousseau(1712-1778) em tempos remoto ,antes de construir  a civilização , o ser humano vivia em um estado de harmonia com a natureza ,visto que a natureza é boa , a felicidade estava ao alcance de todos ,Voltaire(1694-1778) outro iluminista,crítico de Rousseau,dizia só falta ele dizer que temos que andar de quatro e comer capim. hoje a felicidade se distanciou, se quiser de volta temos que conquistá-la , frase comum nos dias de hoje .Segundo as palavras de Rousseau , a natureza humana é boa , em contato com a civilização  corrompeu a alma humana , afastando se de vez da natureza .
O  Conceito de Civilização: conjunto de materiais e culturais , ciências ,os vícios como “ a inveja , calúnia , a gula , os exageros , as doenças , as humilhações ,as manias de superioridade, destruiu a alma humana ,ou corrompido pela sociedade. Esta mesma civilização ou parte dela opõem-se ou são contrário à  natureza .

Tivemos vários pensadores pela história ,já preocupados com a possível  destruição   do meio ambiente . A teoria de Malthusiana preocupada com a explosão demográfica , sugeriu o controle da natalidade, quanto maior a população , mais lixo , mais fome e mais avanço a destruição da natureza. Temos protocolos como de Kyoto, Rio+20 e tantos outros incentivando e encontrar soluções adequados sem poluir e destruir. É usar a natureza de forma inteligente .Fonte : Fundamentos da Educação, Barsa e Miradora